Nossa História
No ano de 1988 o microempresário Regis Bauermann iniciou suas atividades no ramo das telecomunicações, instalando em propriedades rurais o sistema Renec ou Arcos como alguns chamavam. O serviço era prestado pela então estatal Embratel e consistia na instalação de um rádio VHF com antena e bateria. A devida licença junto ao antigo Dentel e seu cadastro na Embratel permitia a ligação das propriedades rurais por meio de rádio VHF com outros rádios e com telefones fixos do mundo todo. A Embratel prestava o serviço de telefonia ao cliente e emitia a cobrança dos serviços. O surgimento do sistema Arcos ou Renec foi uma evolução nas telecomunicações para a época, embora uma deficiência do mesmo fosse a inexistência de sigilo nas ligações, já que qualquer pessoa sintonizada na mesma frequência tinha acesso às escutas das ligações. Na época, o telefone fixo existia somente no centro dos municípios de Palmares do Sul, Mostardas, Tavares e no ainda distrito de Capivari do Sul, somente em horário comercial e nos postos telefônicos. O cidadão chegava, solicitava ao telefonista o número da sua chamada e aguardava na fila. São 116 km de distância do centro de Palmares do Sul até Mostardas, nesse percurso não existia a possibilidade de telefonar.
Neste ano a extinta CRT inaugurou no distrito de Frei Sebastião uma central telefônica DDD, a participação ativa da comunidade e lideranças locais possibilitou aos moradores terem em suas residências o tão esperado telefone fixo. Foi quando Regis Bauermann começou a instalar o sistema de telefonia rural monocanal, que consistia na instalação de uma estação base junto ao local onde havia o telefone fixo e a estação assinante na propriedade do cliente, muitas vezes com até 40 km de distância da base. Com o equipamento monocanal já era possível o uso do fax. A CRT instalava o sistema multi acesso, semelhante ao monocanal, porém com outro nome e com custos de implantação altíssimos.
Em 1995 o Ministério das Telecomunicações em conjunto com o Ministério da Ciência e Tecnologia começaram as atividades para disponibilizar acesso à internet para a população brasileira.
Em 1996 a microempresa deixou de existir e foi fundada a Netpal Ltda. na época sob outra razão social.
Nesse mesmo ano chegou a Palmares do Sul a telefonia móvel celular. As linhas foram sorteadas em quantidades limitadas e o pretendente ao celular precisava ter sorte de ser contemplado e dinheiro para pagar pela linha e aparelho celular. Telefones fixos e celulares eram privilégios para poucos devido aos preços.
Acompanhando as tendências a empresa iniciou a comercialização do RuralCel, sistema de telefonia rural com celular. O sistema consistia na instalação de uma base celular analógica com antena e aparelho de telefone para discagem e a comercialização de antenas externas com adaptadores para uso nos celulares móveis em residências e automóveis.
Todos os sistemas de telefonia tinham suas limitações, além do alto custo mensal. A empresa se especializou também no atendimento a clientes residenciais e corporativos na instalação de redes de rádio VHF privadas, no qual os usuários se comunicavam via rádio sem tarifação.
A empresa tramitava todo o processo de licenciamento das estações junto à Anatel (antigo Dentel), assim como a venda e instalação de equipamentos certificados e homologados e, posteriormente, a manutenção destes equipamentos.
No dia 23 de agosto de 2004, foram ativados os servidores e a rede de rádios na frequência 2.4 GHZ daquilo que no futuro se tornaria uma empresa referência em telecomunicações proporcionando o acesso à internet.
A operação inicial se deu em apenas uma ERB (Estação Rádio Base) no centro de Palmares do Sul (Elipal), uma em Frei Sebastião e a última em Bacupari, onde até hoje é a sede da Netpal. A empresa foi pioneira na sua região de atuação ao prover o acesso à internet via rádio.
Os custos desses equipamentos, a valorização cambial da época e o alto valor pago para as operadoras pelo link dedicado, foram os principais motivos que impediam o acesso à rede mundial de computadores por todas as classes. Somente anos mais tarde o computador e a internet se tornariam acessíveis a todos.
A empresa inicia sua operação nos distritos de Barros até Cacimbas (Mostardas), expandindo gradativamente a cobertura do sinal na área rural.
A empresa obtém junto à Anatel a outorga do SCM, (Serviço Comunicação Multimídia) para exploração do serviço em âmbito nacional, não sendo mais necessário sua terceirização.
No mesmo ano a empresa inicia sua operação na sede do município de Capivari do Sul e no distrito de Granja Vargas, expandindo gradativamente a cobertura do sinal na área rural.
Devido a demanda com a operação em Capivari do Sul a Netpal ativa um novo data center na sede deste município.
As grandes operadoras de telecomunicações que detinham o monopólio do link dedicado de internet, que é o principal insumo dos ISP’s, inviabilizavam a expansão dos mesmos, cobrando valores absurdos pelos seus serviços.
Na época 2MB custavam em média aos pequenos provedores R$ 2.300,00 mensais, além disso monitoravam esse crescimento, quando percebiam inviabilizavam novas ativações e contratações desses serviços.
Essa “manobra” de solicitar a ativação do link de internet em outra cidade diferente das anteriores contratadas oportunizou a expansão da Netpal.
A empresa inicia sua operação na sede do município de Mostardas, com link dedicado fornecido por uma grande operadora, instalação de um novo data center e a abertura de uma loja para atendimento ao público, expandindo gradativamente a cobertura do sinal na área rural.
A empresa inicia sua operação na sede do município de Tavares, expandindo gradativamente a cobertura do sinal na área rural.
Grandes investimentos foram realizados em um novo data center na localidade de Bacupari com a interligação do backbone até Mostardas. Por questões técnicas, o link de internet era contratado de uma operadora estabelecida no Morro da Borrússia em Osório e o transporte do link de dados era realizado por rádios digitais licenciados. Desde então a rede da Netpal se tornou unificada, possibilitando assim um melhor gerenciamento e monitoramento dos equipamentos e servidores.
Tal inovação possibilitou o desligamento de todos os outros pequenos data center (Capivari do Sul, Palmares do Sul e Mostardas), com isso a empresa passou a ser competitiva e ter seu principal insumo, que é o link de internet, a preços compatíveis com a realidade.
A Netpal passa a ser um sistema autônomo (AS52828), obtendo junto ao NIC.br sua própria numeração de IP.
A empresa reformula sua marca, sua logo e altera sua razão social para Netpal Telecom.
No corrente ano, a Netpal Telecom amplia seu sinal de internet via rádio até a Lagoa do Bacupari e Praia do Farol da Solidão, proporcionando aos seus moradores e turistas conectividade aliada à beleza natural desses locais.
Ainda no mesmo ano a empresa expande seu sinal de internet via rádio até as localidades de Barrocadas e Rancho Velho.
Pelo crescimento da empresa e sua carteira de consumidores, a empresa se viu obrigada a investir em um novo, amplo e moderno data center.
O local estratégico foi a cidade de Capivari do Sul, pois a empresa já havia adquirido área própria e pela localização geográfica privilegiada em relação a rede de Fibra Óptica construída ao longo da RS 040 que passava a atender o Litoral Norte do RS.
Em outubro, a Netpal Telecom firma contrato com a operadora gaúcha Adylnet Telecom. A empresa passa a receber o seu link de internet através de backbone com fibra óptica, tecnologia DWDM e dupla abordagem que cobre o Litoral Norte do RS.
A empresa firma contrato de compartilhamento de infraestrutura com a CEEE, concessionária de energia local detentora dos postes de energia elétrica necessários para o lançamento da rede de fibra óptica.
A Netpal Telecom passa a investir em treinamento, capacitação e certificação técnica de seus colaboradores, iniciando assim fortes investimentos em aquisição de equipamentos e ferramentas de última geração para finalmente iniciar sua operação com fibra óptica.
Em 12/02/2019 o Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, publicou na Revista da Propriedade Industrial de número 2510 o deferimento do seu pedido de registro de marca.
Dia 11 de março inauguramos nossa rede de fibra óptica em 100% da zona urbana de Capivari do Sul, levando aos nossos consumidores a mais alta tecnologia aliada a qualidade dos serviços prestados pela empresa.
Na mesma semana a empresa divulgou amplamente seu DDG (0800.643.1200), simplificando e unificando sua central de atendimento.
Em julho a empresa interligou as cidades de Capivari do Sul e Palmares do Sul por fibra óptica com capacidade atual de 40GB, mantendo como backup seus rádios digitais com capacidade de 2GB.
Dia 19 de agosto ocorreu o lançamento oficial da rede de fibra óptica em Capivari do Sul e Palmares do Sul, ambas com 100% de cobertura na zona urbana.
Dia 23 de agosto de 2019, a empresa completou 15 anos no provimento de acesso à rede mundial de computadores.
A empresa está em constante busca de novas tecnologias e parceiros, com investimentos contínuos na modernização de sua infraestrutura, de seus equipamentos, da sua frota e na qualificação de seus funcionários.
A Netpal Telecom não chegou até aqui sozinha, possui uma equipe de colaboradores que se dedica com afinco aos desafios do dia a dia, a todos que fazem parte dessa família, nossos sinceros agradecimentos.
A Netpal Conecta Você!
Meta
Superar as expectativas dos nossos clientes e a satisfação dos nossos colaboradores e fornecedores.
Missão
Contribuir para o desenvolvimento e o progresso de nossa região de atuação, proporcionando a inclusão digital e aproximando as pessoas.
Valores
- Ética;
- Segurança;
- Transparência;
- Profissionalismo;
- Comprometimento;
- Responsabilidade social, fiscal e ambiental;
Nosso Lema
Não basta ser provedor de internet via rádio ou fibra óptica, tem que ser o melhor. Agradecemos a você por estar conosco, acreditar e fazer parte da nossa história.